Utilização das embalagens pelas características do produto
A embalagem possui um impacto significativo sobre o custo e a produtividade dentro dos sistemas logísticos. Seus custos mais evidentes se encontram na execução de operações automatizadas ou manuais de embalagem e na necessidade de descartar a própria embalagem. A embalagem pode ser visualizada tanto dentro do sistema logístico total e seu papel nos mercados industrial e de consumo; as três principais funções da embalagem (utilidade e eficiência de manuseio, proteção contra avarias e comunicação); e materiais de embalagem tradicionais, tecnologias emergentes e implicações ambientais.
O custo da embalagem afeta todas as atividades de logística desde o controle de estoque até a forma como são transportadas para que cheguem ao seu destino final que seria o consumidor final.
Características dos Produtos
As embalagens dos produtos sob determinadas configurações e as quantidades padronizadas contribuem para aumentar a produtividade das atividades logísticas. A redução do tamanho da embalagem, por exemplo, pode melhorar a utilização do espaço cúbico.O peso pode ser reduzido com alterações do produto da embalagem.Substituindo-se garrafas de vidro por garrafas de material plástico, por exemplo, pode aumentar significativamente a quantidade de garrafas que pode ser transportada.
Instruções de Manuseio
Outro papel de embalagem para a atividade logística é transmitir instruções de manuseio e de prevenção contra avarias. Se o produto é perigoso como no caso de produtos químicos, se é de vidro, etc.
Utilização de Materiais
Materiais Alternativos
São usados os mais diversos tipos de materiais em embalagens para o uso na logística, desde o papelão tradicional até plásticos. mais quando referimos a materias alternativos e embalagens referimos ao meio ambiente e a pensar em novas idéias e embalagens que diminuam o custo ambiental. Materiais tradicionais • Sacos são embalagens de papel ou de