Pim - recursos humanos
No inicio do século xx o mundo ocidental ainda digeria as consequências da Revolução Industrial. O consumo e a demanda por produtos era crescente e a indústria era incipiente, com recursos de mão – de –obra ainda relativamente baratos, viu –se então diante da nova realidade. Essa demanda exigia uma produção crescente, a mão - de-obra começava a se organizar e exigir um tratamento mais digno, quer seja em termos de condições de trabalho, quer seja em termos de remuneração e direitos, tais como descanso e horários de trabalho. Isso tornou necessário o fim dos desperdícios . A mão de obra tinha que ser economizada, racionalizada.
A divisão do trabalho criou dois grupos: um pensante – decisório – que fixava, organizava e administrava os padrões de produção e outro que os executava. Diante desse quadro a gestão das organizações deparou-se com um problema novo. Foi então que surgiu Frederick Taylor, um dos precursores da Administração moderna ,engenheiro americano, desenvolveu a Teoria da Administração Cientifica, teoria de tal peso que foi capaz de mudar a realidade da época, voltada diretamente para a atividade industrial, com ênfase nas tarefas ,com o intuito de aumentar a eficiência da empresa através do aumento de eficiência do nível operacional. Baseava se, portanto na especialização, do operário na economia de tempo, na passagem de uma tarefa para outra e com o surgimento de maquinas capazes de realizar tarefas com uma velocidade infinitamente maior que as dos artesões. Com essas características Taylor apresentou também alguns princípios básicos e a empresa deveria seguir para atingir seus objetivos.
- Princípios do planejamento: Substituir a improvisação , a pratica de cada operário por métodos científicos de planejamento do trabalho.
- Princípios de preparo – selecionar os operários conforme suas aptidões e prepara-los por treinamento para que sejam eficientes. O mesmo deveria acontecer com as maquinas, ferramentas e