Marta
Reprovação dos cultos pagãos 2- Predomina a religião natural politeísta que a perspicácia grega pouco tinha modificado( As pessoas do campo tornam-se pagãos, isto é, praticam o culto dos camponeses).
3- O cristianismo afirma-se como religião do estado( as deuses antigos são comparados com demónios)
4- A igreja ( pregadores e pontífices) tentaram fazer desaparecer os pagãos.
5- Houve sucessivos concílios para declarar anátemas aqueles que praticavam os mesmos rituais que os pagãos.
6- Eram contra as práticas de cuidados, que envolve-se qualquer possibilidade de nascerem mulheres, ela era símbolo dos ritos pagãos.
7- A mulher era vista como o agente de Satanás e servidora de DIANA(DEUSA PAGÃ), não acreditando no deus único.
A mulher condenada Integração do cristianismo e repercussão até ao sec. XX
No inicio do cristianismo, os cristãos esperavam ansiosos pelo regresso de Cristo, desprezando tudo o que é carnal.
Numa sociedade praticamente estruturada por homens, a mulher é o símbolo e o lugar da sexualidade( símbolo de impureza e fornicação), mulher pecadora e encarnação do próprio Satanás
As posições dos doutores da igreja são retomadas e difundidas, instituídas em doutrinas, serão as bases da linha de conduta que regem muitos princípios.
Do sec. V ao sec. XIII, a igreja adopta por assim dizer a doutrina agostiniana para a qual é muito valorizada a inter-relação corpo- espírito .
A igreja fica com o poder de decidir o que é bom-mau para a alma e para o corpo, decidindo os conhecimentos a utilizar e limita as práticas de higiene
No desenvolvimento deste saber espiritualista desenvolve-se um novo conhecimento médico; primeiro sobre a protecção da igreja e mais tarde controlada por esta( o ensino médico não podia contrariar a doutrina da igreja)
Todas as pessoas que podiam exercer a atividade médica, tinham obrigatoriamente de pertencer á igreja, porque a igreja controlava tudo, até o