Marketing
Produto Preço Distribuição Promoção
Marketing Mix
O Marketing Mix abrange as variáveis de marketing que a empresa pode controlar e gerir, de modo a responder eficazmente às necessidades dos segmentos alvo (targets) O agrupamento destas variáveis em seis conjuntos constituí os clássicos 4 P’s + 2 P’s (Produto, Preço, “Place” (distribuição), Promoção, Public Relation (Relações Públicas) e Power (Poder)
O responsável da empresa tem de interrogar-se sobre a importância que cada uma das áreas (variáveis) deve ter numa estratégia de marketing. Em função da importância relativa atribuída a cada uma delas, deverão ser definidos os recursos, nomeadamente, de ordem financeira.
COMPOSTO DE MARKETING
MARKETING-MIX - 4 p’s
POLÍTICAS
Organização
• Produto • Preço • Promoção • Distribuição (Place)
Mercado-alvo
Fernanda Manuel Taveira Veiga
Marketin-Mix (Marketing Operacional)
Produto
Um produto é o conjunto de características (palpáveis ou não) de um bem ou serviço, que satisfaz a necessidade dos clientes que o adquirem ou utilizam.
O produto tem que ter características, atributos e deve adequar-se ao fim para que foi criado.
Segundo Copeland, podemos classificar os produtos de consumo em: • produtos de conveniência • produtos de compra comparada • produtos de especialidade
O que é um “Bom Produto”?
A primeira condição de êxito em mkt consiste em oferecer aos clientes potenciais um “bom produto”. Esta noção abrange, na realidade, duas ideias distintas: a qualidade do produto e a vantagem do produto em relação aos concorrentes.
a) A qualidade do produto
O conceito de qualidade é objecto de definições diversas, mas entendemo-la como “o grau em que as suas performances respondem às expectativas dos seus clientes”.
a) A qualidade do produto
Exemplo: Quando um passageiro viaja na TAP espera que o lugar não seja vendido a outro, que o avião parta à hora prevista, que a refeição seja agradável, etc.