Manuitenção autonoma
1564 palavras
7 páginas
| FACULDADE ANHANGUERA DE SANTA BÁRBARA | ENGENHARIA MECÂNICA |Manutenção Autônoma
Amadeu S. Silva Júnior RA: 0741359 | |
Santa Bárbara D'Oeste – Outubro 2011
Objetivo
O Objetivo deste tralho é esclarecer um pouco mais os conceitos de um dos pilares da TPM (Manutenção Produtiva Total), com foco na Manutenção Autônoma.
Mostraremos o objetivo da manutenção autônoma e alguns pontos chaves para o sucesso na manutenção.
Introdução
Definição de TPM
A TPM pode ser considerada a ciência médica das máquinas. Manutenção Produtiva Total é um programa de manutenção que envolve um novo conceito para manutenção de fábricas e equipamentos. Seu objetivo é aumentar consideravelmente a produção e, ao mesmo tempo, a moral dos funcionários e sua satisfação no trabalho.
O TPM foi introduzido para atingir os seguintes objetivos: * Evitar desperdícios em um ambiente econômico que está mudando rapidamente. * Produzir bens sem reduzir a qualidade do produto. * Reduzir custos. * Produzir uma pequena quantidade de lote o mais cedo possível. * Os bens enviados aos consumidores não podem conter defeitos.
1°
O programa TPM é sustentado por oito Pilares:
7°
6°
5°
4°
3°
2° TPM
Manutenção da qualidade
Educação e Treinamento
Melhorias Especificas
Manutenção Planejada
Controle Inicial
TPM Administrativo
Segurança, meio ambiente
Manutenção Autônoma
8°
Manutenção Autônoma
Envolve e ensina os operadores, por meios de tarefas nos equipamentos, a trabalhar em equipe, a conhecer melhor os equipamentos. Também ajuda a descobrir deficiências dos equipamentos, através dos planos de limpeza e inspeções, mostrando onde estão as maiores perdas e, portanto, o potencial de melhorias. Os dois lemas deste pilar são “do nosso equipamento nós cuidamos” e “limpeza é inspeção. È das partes mais visíveis da Manutenção Produtiva Total, onde o impacto visual e as mudanças no ambiente de trabalho são percebidos com o