UTI Neonatal
Uma das grandes características no período neonatal altas taxas de morbi-mortalidade devidas ser uma fase de grande fragilidade do ser humano.
Na unidade de cuidados intensivos neonatais são internados, principalmente os recém-nascidos prematuros, que correm risco de vida e necessitam de cuidados 24 horas por dia, ou aqueles bebes que sofrem algum problema ao nascer.
Na instalação de uma unidade de atendimento ao RN e gestante vem seguindo o modelo de Sistema Integrado e Hierarquizado.
No caso de maternidade, o sistema prevê três níveis com um adequado sistema de referencia e contra referencia entre eles:
Primário: será feito o acompanhamento de gestante e RN de baixo risco, identificando e encaminhando os casos de maior risco para os próximos níveis de assistência mais complexas.
Secundaria: acompanhara a gestante e o RN de baixo e médio risco, selecionado e encaminhado casos de maiores riscos em centros mais habilitados para o seu atendimento.
Terciário: destinado ao atendimento de gestantes e RN de alto risco e de internação de RN com algumas patologias, e transferidos de outras unidades para o Tratamento Intensivo Neonatal.
A UTI deve ser localizada dentro de uma estrutura hospitalar que disponha de recursos para diagnósticos e tratamento de qualquer tipo de patologia neonatal, incluindo os procedimentos especializados (cateterismo umbilical e cardíaco, cirurgia neonatal, assistência ventilatória, monitorização de dados vitais.), próximo do centro cirúrgico e sala de parto.
EQUIPE MÉDICA
1. Médico chefe
2. Médico plantonista\24hs(o médico devera estar presente em todos os partos para realizar a assistência ao RN durante as 24hs do dia).
3. Equipe de enfermagem:
A equipe de enfermagem da unidade de neonatologia devera permanecer sob a supervisão constante de uma enfermeira com treinamento especifico em neonatologia.
CUIDADOS ESPECIAIS