Uti Neonatal
DISCIPLINA: Humanização
Professor:
MANUAL DE HUMANIZAÇÃO
Introdução .. Metodologia ...............................................
Desenvolvimento ........................................................................ 5
Conclusão ................................................................................... 7
Bibliografia ................................................................................. 8
1. INTRODUÇÃO
A equipe de saúde que trabalha na UTIN é questionada diariamente sobre a morte infantil, utilizando muitas vezes mecanismos de defesa para tentar evitar o confronto e a angustia, gerada pelo sofrimento do paciente, podendo causar muitas vezes o estresse. Esse sofrimento pode ser causado pela falta de organização no trabalho, como jornadas muito prolongadas, ritmo acelerado, falta de descanso e até mesmo jornadas duplas de serviço.
Para que o trabalho não se torne mecanizado e desumano é necessários que os profissionais de saúde estejam preparados para lidar com as situações do dia a dia, e sempre administrando bem os sentimentos vivenciados pelos pacientes, procurando sempre deixa-los bem informados, dando toda a assistência que esse paciente preciso.
O tempo de internação do neonato prematuro na UTIN pode se estender por vários meses, representando uma mudança na família da criança, em especial na vida da mãe. De forma inesperada a mãe passa a ser acompanhante do filho, isso se torna muito duro para ela.
É um direito dos pacientes a informação, mas muitas vezes os profissionais não tem tempo para dar a atenção necessária para cada paciente, resultando muitas vezes em um mau atendimento, aonde o paciente não consegue praticamente nenhuma informação, no caso da UTIN as mães ficam apreensivas sem conseguir entender bem o estado de saúde de seu bebê e ainda muitas vezes não consegue nem se aproximar da criança.
2. OBJETIVO
O manual de