USP - Desenvolvimento de ideias
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, mais conhecida como MAC USP, abriu uma nova sede que se localiza na Avenida Pedro Álvares Cabral, São Paulo Capital.
Seu horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h00 as 18h00, segunda não abre e a entrada para visitantes é gratuita. Prometendo levar várias exposições aos olhos da sociedade, o museu já conta com algumas exposições como: transarquitetônica de Henrique Oliveira; Cenários, de Vânia Mignone; Indústria Poética de Júlio Plaza, entre outros.
Para entender um pouco melhor o museu, devemos tomar como ponto de partida, sua história. Fundado originalmente em 1963, o acervo veio do antigo MAM, formado por obras da família Penteado e Matarazzo. Composto por Lygia Clark, Pablo Picasso, Anita Malfatti e outros renomados artistas, o museu logo tomou um lugar importante dentre instituições acadêmicas e culturais.
Em 2013, veio a grande surpresa aos adoradores de arte: Uma nova sede inaugurou na cidade.
Nesta nova sede, nota-se que o simplório toma parte da construção arquitetônica do local. Muito espaço para as obras e pouco para detalhes sem importâncias. O que quero dizer com isso, é que tudo foi construído para a atenção única e exclusiva das obras de arte, tanto fixa como expostas pelo museu.
Com seu design externo moderno, logo podemos afirmar que o nome do museu faz jus ao estilo de obras que serão encontradas lá. Podemos contar com artistas como: “Henry Moore, Cildo Meireles, Joseph Beuys, Leda Catunda, Rosângela Rennó, Jonathas de Andrade e vários outros artistas brasileiros e internacionais.”