Concepção de Sustentabilidade dos alunos dos cursos de Engenharia de Produção de duas Universidades do município de São Carlos – SP
Amanda Pierre Figueiredo
Cecília Neves Conti
Jéssica de Almeida Monteiro
Rodrigo Rufino dos Reis
Resumo: com o máximo de 10 linhas.
Palavras-chave: máximo de 5 palavras.
1 INTRODUÇÃO
1.1 Sustentabilidade nos dias atuais
O avanço do processo de industrialização ocorrido nos últimos séculos fez com que o mundo conduzisse em uma direção na qual sua subsistência futura apresenta incertezas (OLIVEIRA et al, 2010). Diante dessas incertezas surgem algumas definições do que seria uma sociedade sustentável, empresas sustentáveis e o que vem a ser entendido como Sustentabilidade.
Há várias concepções de sustentabilidade, uma das mais conhecidas é o TRIPPLE BOTTOM LINE, no qual, do ponto de vista de Sustentabilidade Corporativa, fazem parte três temas chaves: aspectos ambientais, sociais e econômicos. Além das questões econômico-financeiras, as variáveis da Sustentabilidade Empresarial são atualmente contempladas, respectivamente, através das vertentes da Responsabilidade Social Corporativa e Ecoeficiência (BACHA et al, 2010). Assim, percebe-se que a sustentabilidade está cada vez mais presente nas empresas e requisita qualificação na formação de profissionais, principalmente engenheiros.
Por muitos anos, a engenharia foi considerada como sendo uma disciplina que formou profissionais meramente tecnologistas, não preocupados com as implicações decorrentes de sua atuação (QUELHAS et al., 2011), se em parte isto foi necessário para que eles soubessem lidar com a complexidade do desenvolvimento tecnológico, por outro lado os fez despreparados para o desafio da crise ambiental hoje.
Segundo Guimarães e Tomazello (2003), a crise ambiental é um dos grandes desafios globais da humanidade, e mais que soluções técnicas, requer normalmente soluções educacionais que se configurem em mudanças de hábitos, valores e atitudes. Soluções