Adm - estudos avançados
Estudos Avançados - Green economy and sustainability
Estudos Avançados
Services on Demand
Print version ISSN 0103-4014
Article
Estud. av. vol.26 no.74 São Paulo 2012
text in English
http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142012000100024
A USP E A RIO+20
pdf in English | Portuguese
ReadCube
Article in xml format
Economia verde e sustentabilidade
Article references
How to cite this article
Curriculum ScienTI
Eliezer M. Diniz; Celio Bermann
Automatic translation
Send this article by e-mail
Indicators
Marco teórico
A ideia de economia verde surgiu recentemente e ganha projeção cada vez mais acentuada por meio da conferência conhecida como Rio+20. Para entendê-la um pouco melhor, precisamos buscar a gênese do conceito, que se encontra na ideia de desenvolvimento econômico sustentável, também conhecido como desenvolvimento sustentável.
A definição clássica de desenvolvimento sustentável, expressa no chamado
Relatório Brundtland, é a do desenvolvimento que "satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades" (World Commission..., 1987).
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Share
Share
Share
Share
Share
Share
More
More
More
More
Permalink
Por trás desse conceito temos a necessidade de repensar o desenvolvimento econômico de uma nova forma, levando em conta a igualdade entre gerações. Até então, o desenvolvimento econômico tinha uma óptica um pouco mais restrita e normalmente considerava os determinantes fundamentais do crescimento econômico sem levar em conta o meio ambiente. Esses determinantes fundamentais em última instância produziam alterações na acumulação de fatores de produção e na produtividade (que engloba o progresso tecnológico e as alterações na eficiência com que os fatores são empregados), além de influenciar a velocidade de crescimento do país. Correntes menos ortodoxas