espeialização dos seres vivos, dna e rna, origem dos seres vivos

1737 palavras 7 páginas
Trabalho de Biologia

A Especiação
Dos
Seres Vivos

Especiação
Quando observamos os animais que existem na Terra, podemos notar semelhanças entre determinadas espécies, por exemplo, os lobos e as raposas possuem características semelhantes, assim como um leão e um puma. Com isso, podemos chegar a uma conclusão: mesmo que há muito tempo, os lobos e as raposas já tiveram antepassados em comum. A teoria da evolução afirma que todas as espécies descendem de outras anteriores, e que foram sofrendo transformações com o passar do tempo, originando novas espécies. Com essa breve explicação, podemos passar ao conceito do que é especiação.

Especiação é como chamamos o processo evolutivo que forma novas espécies, decorrentes das diferenças que surgem nos genomas de diferentes populações de uma mesma espécie. O processo pode acontecer por uma transformação gradual de uma espécie em outra, conhecida por anagênese, ou ainda pela divisão de uma espécie em duas, por cladogênese. Para entender melhor, se torna necessário explicar o que é uma espécie: é um grupo de indivíduos que são capazes de se reproduzir em condições naturais entre si originando descendentes férteis.
Os mecanismos de especiação
A especiação possui quatro modos principais pelos quais ocorre, a serem explicados abaixo.

Especiação alopátrica
Quando o surgimento de novas espécies acontece por especiação alopátrica, entendemos que a população de determinada espécie foi dividida geograficamente. Isso pode acontecer, por exemplo, pelo surgimento de uma cadeia montanhosa no meio do habitat, fragmentando-o. Estando fisicamente isoladas, as populações vão se diferenciar genotípica ou fenotipicamente, uma vez que estão sujeitas a pressões seletivas diferentes.
Especiação peripátrica
Já no caso de especiação peripátrica, mais comum e simples, a separação geográfica acontece de forma que os indivíduos são isolados totalmente ou quase completamente. No entanto, existe um gargalo

Relacionados

  • Componentes celuláres
    7535 palavras | 31 páginas