Universal Darwinism
Neste texto, Tony Lawson faz uma crítica do modelo evolicionista mas de uma maneira diferente dos outros textos que vimos. Foca-se mais sobre a ontologia. O texto levanta algumas perguntas:
Porquê a economia precisa de tomar teorias da biologia para explicar os seus problemas ? Porque não utilisar os seus própios meios ? Como se justifica este empréstimo da biologia por parte da economia ?
Tony Lawson afirma que emprestar teorias de outras disciplinas pode ajudar a perceber melhor a economia mas não é sempre o caso. Pode fazer-se uma metáfora de duas áreas de estudos só se as suas ontologias o permitem. Neste caso, antes de se fazer uma analogia entre a biologia e a economia temos que determinar se os avanços da biologia forneçem um modelo útil para explicar a realidade economica e social.
Este texto é dividido em duas partes: As semelhanças da essência entre a biologia e a economia e as suas diferenças. Vou falar da primera parte e Orlanda explicará a segunda. E depois desta comparação de ontologia entre biologia e economia, iremos determinar se vale a pena fazer este empréstismo.
Primeira parte : Vamos verificar si há sufisante puntos comuns entre a biologia e o mundo social para justificar o empretismo da biologia por parte da economia. Há duas grandes semelhanças. Primeira semelhança: O mundo social e o mundo da biologia são os dois abertos e dinámicos.
São submetidos a um processo contínuo de transformação que os deixa abertos no futuro. Nesta parte o autor foca-se sobre o funcionamento dinâmico do mundo social. No mundo social as pessoas são inter-conectadas com as estruturas socias. É a ação do humano