Uso sustentavel de recursos florestais
Existem. Temos como exemplo o projeto Florestabilidade, uma parceria entre o Fundo Vale e a Fundação Roberto Marinho, que conta com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro. Seus principais objetivos são: despertar vocações para carreiras em manejo florestal, difundir o uso sustentável das florestas e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos extensionistas da Amazônia. Sua implementação iniciou-se em julho de 2012.
O projeto nasceu da necessidade de se propagar as vantagens econômicas, sociais e ambientais do manejo florestal num país que possui a maior área contínua de florestas tropicais do mundo, a Amazônia. Estima-se que 75% das florestas da região estejam em áreas públicas, ou seja, locais onde é grande a demanda pela aplicação da Lei 11.284, de março de 2006, que descentraliza a gestão florestal do país, permite o acesso gratuito das comunidades locais aos recursos florestais e a introdução do sistema de concessão como uma alternativa para o uso sustentável das florestas.
Para desenvolver a ‘florestabilidade’ – um jeito consciente de interagir com a floresta – o projeto levará o manejo florestal para as escolas da educação básica. Utilizando a metodologia do Telecurso, o conteúdo será aplicado em parceria com as secretarias de educação dos estados do Pará, Acre e Amazonas, a partir de oficinas de formação de professores. Nos próximos dois anos, serão envolvidos cerca de 2.500 professores.
-Projeto BR-163 produz sem destruir
Projeto BR-163, uma parceria entre União Europeia e Brasil, foi executado por quatro anos na área de influência da BR-163 no Pará, com abrangência em sete municípios paraenses, por meio de iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio financeiro da Comunidade Europeia e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Para Ana Zacarias, embaixadora da União Europeia no Brasil, a partir do que foi