manejo sustentavel
Com o grande crescimento das cidades e industrias, a exploração de florestas vem se intensificando, causando grande prejuízo a fauna e flora, e consequentemente, ao ecossistema como um todo.
Para conciliar o grande crescimento urbano com a utilização de matéria prima proveniente das florestas, principalmente a madeira e seus subprodutos, era preciso ser criada uma avaliação para ordenar essa exploração para evitar danos irreversíveis ás matas.
Assim desenvolveram-se o manejo florestal sustentável, que tem como principal objetivo o uso e administração das florestas sem que haja danos irrecuperáveis.
Manejo Florestal Sustentável
Manejo Florestal Sustentável é a administração da floresta para obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não-madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços florestais.
A exploração florestal, ou seja, a produção de madeira e de outros produtos florestais (resinas, raízes, cascas, cipós etc), tem como fonte de matéria-prima legal, somente as florestas exploradas sob regime sustentável, através de Planos de Manejo Florestal Sustentável - PMFS ou por meio de desmatamentos autorizados.
Criado, necessariamente, na década de 90, a partir da certificação florestal, para expressar o conceito de manejo florestal sustentável de forma prática tornando possível sua avaliação e replicação. Passou a ser empregado o termo "bom manejo florestal”, que representa as melhores práticas de manejo, capazes de promover a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais, considerando a viabilidade econômica e o estado da arte do conhecimento científico e tradicional”
Atualmente a definição de Manejo Florestal passou a ser entendida no sentido de orientar a atividade do homem e das