Uso Normas API
SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE
INSTALAÇÕES DE SUPERFÍCIE DA E&P-BC
O Uso de Normas API nos Projetos Básicos da GEINP.
Ricardo Ventura, GEINP/GEIN-NNE
Este trabalho foi preparado para apresentação no Simpósio de Engenharia de Instalações de
Superfície da E&P-BC, realizado pela Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS, de 27 de setembro a
01 de outubro de 1999, em Macaé/RJ, sob a coordenação conjunta da GEREC/GDRH e
GEPRO/GEINP. Seu conteúdo está sujeito a correções pelo(s) autor(es) a qualquer tempo. Os conceitos apresentados e as análises e opiniões emitidas não refletem necessariamente o pensamento da comissão organizadora do evento, sendo de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). O conteúdo deste trabalho é CONFIDENCIAL, de circulação e divulgação restrita ao âmbito da PETROBRAS. A permissão para cópia é limitada a um resumo de, no máximo, 300 palavras. As ilustrações não podem ser copiadas ou reproduzidas sem autorização prévia.
1. RESUMO
O trabalho pretende dar uma visão panorâmica do vasto conjunto de normas do
American Petroleum Institute (API), apontando as diversas áreas de atuação e seus campos de aplicação. Serão também selecionadas algumas normas, descrevendo-se sucintamente seu escopo, dando algumas dicas úteis e apontando algumas aplicações típicas para a atividade de execução de projeto básico na Geinp. Estas normas selecionadas são aquelas as quais tevese a oportunidade de consultar durante a execução de projetos de instalações industriais, para esclarecimentos de dúvidas técnicas ou para a consolidação de conceitos.
Espera-se que este conjunto de normas seja melhor conhecido e mais utilizado pelo corpo técnico da Geinp responsável não só pelo projeto básico, mas também pelo pessoal especializado em assistência técnica.
2. Introdução
A atividade de projeto em geral, e de projeto básico em particular, tem algumas das seguintes características: • é tipicamente de execução não rotineira, onde freqüentemente a criatividade e a
subjetividade