Lubrificantes
Entenda a nomenclatura do seu óleo lubrificante
A maioria dos óleos lubrificantes possuem um nome acompanhado de letras e números - Ursa Premium TDX 15W40 CI4, Tutela ISOVG 68. Embora não se dê muito valor ao que significam estas letras, elas são muito importantes na escolha do lubrificante correto para a sua aplicação.
Os lubrificantes automotivos seguem duas classificações: 1) classificação de viscosidade SAE e 2) classificação de desempenho API e o os lubrificantes industriais seguem a classificação de viscosidade ISO-VG.
A classificação de viscosidade SAE serve para óleos lubrificantes monoviscoso – que atende somente a uma faixa de especificação de viscosdidade – e multiviscoso – que atende a duas faixas de especificação de viscosidade. Os lubrificantes monoviscosos são os que levam a nomenclatura SAE 30, SAE 40, SAE 50 etc, os multiviscosos levam a nomenclatura 15W40, 10W30, 20W50 etc. A letra “W” é a inicial em inglês para winter– inverno – e junto com o número que vem antes da letra, especifica a faixa de viscosidade que o lubrificante deve ter em determinada temperatura negativa. O número que vem depois da letra “W” especifica a faixa de viscosidade que do lubrificante a 100°C.
A classificação API especifica parâmetros de desempenho para os óleos lubrificantes automotivos. Ele é formado por duas letras e um número. A primeira letra pode ser “C” ou “S”. A letra “C” é para motores a diesel e pode significar “commercial” ou “compression”. A letra “S” é para motores a gasolina e pode significar “service” ou “spark”. A segunda letra representação a evolução das classificações. O número quatro significa que é um produto multiviscoso para motores quatro tempos. Sendo assim, os lubrificantes com classificação API-CI4 tem maior classificação de desempenho que o API-CF4.
A classificação ISO VG especifica a viscosidade dos lubrificantes industriais a 40°C, por exemplo, Tutela ISO VG 68 significa que é um lubrificante para uso industrial com