Uso de ácidos em tratamentos estéticos
1) Introdução
Os ácidos podem ser usados a favor da beleza feminina ou masculina no tratamento de espinhas, rugas, manchas e outros problemas estéticos. Existem cosméticos prontos, que podem ser comprados nas farmácias, mas também é possível manipular cremes, géis ou fazer tratamentos à base de ácidos para a pele em clinicas.
2) Pesquisa
A ação do ácido promove a eliminação das células mortas por meio da descamação da pele. Há uma variedade de produtos que contenha o mesmo, mas cada um tem uma formulação e concentrações especificas para cada caso. O Dr. Ricardo Limongi, dermatologista do Hospital Santa Cruz de São Paulo diz que tratamentos com ácidos são seguros e eficientes, mais requer bastante atenção do paciente. “É necessário ter alguns cuidados especiais no tratamento com ácidos, como proteção solar rigorosa e hidratação constante. São métodos bastante seguros se houver os cuidados necessários durante todo o processo.”
• As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faca a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, e uma dela é o tratamento com ácidos, especialmente o ácido retinóico, que estimulam a formação de tecido colágeno melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida pelo dermatologista, de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.
• O preenchimento facial é uma técnica indicada para preencher rugas e outros sinais de envelhecimento ou para remodelar formas e contornos do rosto alterados com o avanço da idade. O preenchimento facial com ácido hialurônico sintético é um procedimento temporário, mas altamente eficaz e por este motivo é uma das opções mais indicadas para deixar a pele mais