TRATAMENTO ESTÉTICO PARA MELASMA COM PEELING QUÍMICO SUPERFICIAL E COSMÉTICOS ANTIOXIDANTES
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
ALESSANDRA MOREIRA CAMPANELLI SBORGIA
AMANDA BUZZO
TRATAMENTO ESTÉTICO PARA MELASMA COM PEELING QUÍMICO SUPERFICIAL E COSMÉTICOS ANTIOXIDANTES RELATO DE CASO
BEBEDOURO
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFAFIBE
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
ALESSANDRA MOREIRA CAMPANELLI SBORGIA
AMANDA BUZZO
TRATAMENTO ESTETICO PARA MELASMA COM PEELING QUÍMICO SUPERFICIAL E COSMÉTICOS ANTIOXIDANTES RELATO DE CASO
Trabalho de conclusão do estágio em Procedimentos Estéticos e Embelezamento no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, apresentado ao Centro Universitário Unifafibe, sob orientação da Profª Ms. Maria Amélia RalioHiginio.
BEBEDOURO
2015
1-INTRODUÇÃO
O melasma é um distúrbio pigmentar, bastante comum, conhecido também como hipermelanose crônica adquirida que ocorre em áreas de pele expostas à radiação ultravioleta. É uma dermatose adquirida, assintomática, mais frequente em mulheres com idade fértil e fototipo de IV a VI de Fitzpatrick que representam 90% dos casos, porém em 10% dos homens também observamos esta patologia (MONTEIRO, 2012).
De acordo com Matos e Cavalcanti, (2009)até o momento sua patogênese é desconhecida mas sabe-se que pode ser influenciado por fatores genéticos e hormonais, sendo a radiação ultravioleta um fator fundamental no seu aparecimento. Caracteriza-se por máculas acastanhadas variando do claro ao negro, de bordas irregulares, geralmente bilaterais e simétricas.
Predomina na face nas regiões malares, fronte, lábio superior, mento e região mandibular, mas pode ocorrer em outras áreas, como pescoço, face anterior do colo (V do decote) e face extensora dos membros superiores (TALARICO; HASSUN, 2010). O diagnóstico é basicamente clínico, porém existem alguns recursos auxiliares como o exame à luz de Wood que deve ser feito em ambiente totalmente escuro que subdivide o melasma em quatro tipos, de