Londres e Paris resumo
A cidade de Londres foi fundada pelos romanos no ano de 43. Situada às margens do rio Tâmisa, os romanos a chamaram de Londinium. Após a queda do Império Romano, a cidade romana foi praticamente abandonada e uma cidade saxônica com o nome de Lundenwic foi estabelecida a cerca de 1 km da velha Londres romana, na área que hoje se chama Covent Garden, local diferente da antiga cidade chamada Londínio. Lundenwic prosperou até 851 d.C. até as invasões Vikings destruírem a cidade. Em 878, o rei Alfredo, o Grande estabeleceu a paz. Logo ele mudou a vila para dentro das muralhas da antiga Londinum romana sendo chamada de Ealdwic ("old city" ou "velha cidade"), lugar onde hoje se localiza Aldwych.
Em seguida, sob o controle de vários reis, Londres voltou a prosperar.
No século X, Londres tornou-se um importante centro comercial. No início do século XI, o rei saxão Etelredo passou a utilizar Londres como sede do governo, transformando-a em capital. No começo do século XI foi construído o castelo Torre de Londres, residência oficial dos reis da Inglaterra. Durante o reinado de Elizabeth I (1558 - 1603), a cidade de Londres apresentou um grande desenvolvimento urbano e social. Durante o reinado de Jaime I, a cidade passou por um importante processo de urbanização.
Paris
A posição de Paris numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, Paris se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixarem-se os Reis de França e, pois, também a corte (o que incluía grande parte da alta nobreza francesa), na cidade, sua importância econômica e política não cessou de crescer. Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.
Os vikings, chegando em seus dracares de mínimo deslocamento, pilham