Resumo do livro londres e paris no século xix o espetáculo a pobreza
Resumo do livro Londres e Paris no século XIX o espetáculo da pobreza
Autora Maria Stella M. Bresciani editora brasiliense
A rua e seus personagens A multidão sua presença nas ruas de londres e Paris do século XIX foi considerada pelos contemporâneos como um acontecimento inquietante milhares de pessoas se deslocando para para as grandes cidades.
Walter Benjamim, que fez da multidão na literatura no século XIX ,submetido a longos trajetos pela ruas . Baudelire reflete sobre as condições das velhinhas caminhando estóicas, e o fluxo formigante e caótico da multidão, Paris da metade do século um espetáculo diurno, de manhã pela madrugada velhos trabalhadores , esfrega os olhos enquano empurra suas ferramentas os trabalhadores toma conta do dia agora a noite é tomada por outros personagens a noite encantadora é tomada pelos criminosos é bem verdade que a chegada da noite amável também traz os operários curvados pelo cansaço retorna ao leito.
Os do trabalho repousam, e os demônios despertam, o formigar das prostitutas os encroques atentos a mesas de jogos, ladrões na sua labuta silenciosa. O barulho da noite se faz com outros barulhos o assobio das cozinhas, a algazarra dos teatros etc, em meio as trevas clarões de luz indicam a presença dos catadores de lixo com suas lanternas gritos interrompidos denunciam os ladrões em plen soldados a ação, passos abafados dão conta do vai e vem das prostitutas , enfim o terror é imenso esta é a população que vive nas ruas e nos becos de Paris.
Quanto mais homens nas ruas maior o numero de promiscuidade e agressões nas ruas, em Victor Hugo a imagem do caos é uma multidão sem nome, o assalto dos ladrões se assemelha ao ataque dos índios e a doença toma conta da sociedade, os autores do século XIX foram compondo uma representação estética do universo das cidades o espetáculo das ruas torna-se visível nos textos.
Viver numa