História concisa do brasil
Tania Regina de luca – revista do Brasil: um diagnóstico para nação
De acordo com o autor este debate é, pelo menos aprincípio, bastante caprichoso, pois as repercussões desta revolução não se fizeram sentir de uma maneira óbvia e inconfundível não antes de 1830.
Foi somente a partir de 1830 que a literatura e as artes passaram a ser obsedadas pela Ascenção da sociedade capitalista, por um mundo no qual todos os laços se desintegram, exceto os laços entre o ouro e o papel moeda. É a partir de 1840 que o proletariado, rebento da revolução industrial, e o comunismo abriram caminho pelo continente. O próprio nome de revolução industrial reflete seu impacto relativamente tardio sobre a Europa.
Para o autor, a coisa existia na Inglaterra antes do termo. Os socialistas franceses e ingleses, eles mesmo sem antecessores, só o inventaram por volta de 1820, provavelmente por analogia com a revolução política na França.
Ainda assim, seria importante considera-la primeiro por duas razões. Primeiro, porque de fato ela explodiu antes que a Bastilha fosse assaltada e o segundo é que sem ela, não podemos entender o vulcão impessoal da história sobre o qual nasceram os homens e acontecimentos mais importantes de nosso período.
O que significa a frase: “a revolução industrial explodiu”. Na perspectiva do autor, significa que a certa altura de 1780 foram retirados os grilhões do poder produtivo das sociedades humanas.
A partir desta ruptura, as sociedades passaram a ter a capacidade de multiplicação rápida, até o momento, ilimitada de homens, mercadorias e serviços. Este fato é conhecido hoje pelos economistas como partida para o crescimento auto-sustentável.
A partida não foi um desses fenômenos que, como terremotos ou cometas assaltam o mundo não-técnico de surpresa. Sua pré-história na Europa pode ser traçada até cerca do ano 1000 da nossa era e tentativas anteriores de alçar vôo, algumas delas um tanto quanto