História concisa do Brasil
Serviço social
Boris Fausto
Primeiro e segundo reinado
São Paulo 2014
São Paulo
2014
SUMÁRIO
1.1 A CONSOLIDAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA E A CONSTRUÇÃO DO ESTADO
As margens do Rio Ipiranga 07 de setembro 1822 D. Pedro I proclama a independência do Brasil, maquinário, o fortalecimento da independência se deu em poucos anos, houve resistência portuguesa na província Cisplatina e se retiraram de lá em novembro de 1823.
Houve confrontos na Bahia onde os brasileiros derrotaram os portugueses. Os ingleses tentaram conseguir do Brasil imediata extinção do trafico de escravos.
Em 1825 ocorreu um tratado onde o Brasil tentou compensar a metrópole em 2 milhões de libras pela perda da antiga colônia, surge a origem do primeiro empréstimo adquirido pelo Brasil.
No Rio de Janeiro houve luta, através dessas lutas foram vencidas as províncias, movimentos da união com Portugal, como aconteceu no Pará.
A independência do Brasil não pacifica como muitos falam, foi usado a força e muitas morte ocorreram, a emancipação não trouxe grandes mudanças das já existentes e os benefícios adquiridos nesse período através da família real foi a expansão da economia daquela área de negócios do café, açúcar e trafico de escravos.
A autonomia da independência era ligada ao rei e depois ao príncipe.
Depois de alguns anos da independência a monarquia passou a ser considerado um símbolo de autoridade.
Nos dois primeiros anos foi concentrada em torno da aprovação de uma constituição, onde nas eleições para a assembleia constituinte já estava marca para meses antes, após 07 de setembro o constituinte se reuniu no Rio de Janeiro de 1823.
Naquele tempo eles queriam que o imperador não tivesse o veto absoluto, o direito de negar leis, menos de um ano após a independência, em julho de 1823 José