Oitenta
As atividades humanas, principalmente nas sociedades industrializadas modernas, geram diversos tipos de poluentes e o lixo apresenta-se como um dos grandes agentes responsáveis por esta poluição.
Nos países desenvolvidos uma pessoa produz, em média, cerca de 2,5 kg de lixo por dia. Com o crescimento demográfico das cidades, em breve não haverá mais áreas para depositar tanto lixo. Enterrá-lo não é a solução, pois ele pode contaminar lençóis de água subterrânea que suprem os mananciais utilizados pela própria população produtora de lixo. Queimar o lixo contribui para agravar ainda mais a poluição atmosférica, além de representar um desperdício de recursos, tendo em vista que é possível reaproveitar grande parte do material descartado.
Uma solução para o problema é a redução drástica do desperdício, como por exemplo, na reciclagem de lixo, isto é reaproveitamento que dentro da comunidade escolar foram utilizados em atividades pedagógicas diversificadas como a criação de esculturas, oficinas de reciclagem de papéis, criação de painéis e, consequentemente, a redução na formação e acúmulo de lixo dentro da sala de aula e a conscientização sobre o que realmente deveria ser considerado como lixo.
A necessidade urgente de educar a população escolar sobre o problema do lixo na escola não mediu esforços para tentar resolvê-lo onde a utilização de recursos tecnológicos simples como os da atividades de reciclagem de papéis, mas também pela intensificação de ações educativas e de campanhas de conscientização para estimular as pessoas a desperdiçar menos, produzindo assim menor quantidade de