Nitratos e boratos
Nitratos
Os nitratos são estruturalmente similares aos carbonatos, com grupos planos triangulares (NO3)-, semelhantes ao grupo (CO3)-2 . Como C no grupo (CO3), a alta carga e polarização do íon N+5 liga os três oxigênios que lhe estão coordenados em um grupo bastante coeso onde a força de ligação entre o oxigênio e o nitrogênio é maior do que qualquer outra força de ligação possível na estrutura. Por causa dessa força de ligação maior de N-O, se comparadp a C-O, os nitratos são menos decompostos por ácidos do que os carbonatos.
Existem 15 minerais na classe dos nitratos, mas são muito raros, com exceção da nitratina e do nitro.
* Nitratina (NaNO3):
Na nitratina grupos de (NO3)- se combinam na proporção de 1 para 1 com o Na+ monovalente em uma coordenação 6, formando uma estrutura anóloga a da calcita.
A nitratina e a calcita são isoestruturais, com a mesma cristalografia e clivagem. Por causa da menor carga catiônica a nitratina é menos dura (D 1-2) e se funde a temperaturas baixas. Também tem densidade relativa menor (d 2,29), devido ao peso atomico menor do sódio.
É solúvel em água e é encontrada somente em regiões áridas. A ocorrência mais notavel é no norte do Chile, onde é usada como fonte de nitrogênio.
* Nitro ( Salitre) - (KNO3):
O nitro é isoestrutural com a aragonita, com cristalografia similar e geminações pseudo-hexagonais anólogas em {110}.
Funde-se facilmente e se dissolve em água.
O nitro é menos comum que a nitratina, mas tem sido recuperado do solo em vários países e é usado como fonte de nitrogênio para fertilizantes.
Boratos
No grupo dos boratos, complexos (BO3)-3 podem ser polimerizados na forma de cadeias, camadas ou grupos múltiplos isolados. Isso é possível por que o pequeno íon B+3 , que geralmente está em coordenação com três oxigênios em um grupo triângular, tem força de ligação para cada oxigênio de v.e.=1, que é matade da energia de ligação do íon oxigênio. Isso permite que um