Uso de tecnologia em sala de aula
O uso de laptops, celulares e tablets é cada mais frequente dentro das salas de aula por parte dos alunos. Eles permitem acesso rápido à informação e a interação online através das redes sociais
Entretanto, os professores também devem estar preparados para entender esse novo momento e utilizar essas novas ferramentas a seu favor, instigando o aluno a buscar a informação, utilizando algumas dessas ferramentas para agregar conhecimento, dar dinâmica e contextualizar suas aulas, lembrando que nem todos os alunos estão totalmente inclusos nessa nova era digital.
Quanto aos alunos, é necessário que entendam a diferença entre o entretenimento e o conhecimento e ter consciência, respeitando os limites desse uso dentro da sala. O aluno deve entender que a informação que ele consegue acessar prontamente, nem sempre se torna conhecimento. É necessário transformar informação em conhecimento, e isso não é um processo digital, e sim um processo cerebral, de estudo e pesquisa.
Por isso, tal abordagem se justifica a ocorrência da utilização dessas tecnologias em sala de aula da Educação Básica.
.
2. REFERENCIAL TEORICO
O referencial teórico será realizado a partir de uma ampla pesquisa que tratam sobre o conceito sobre o uso da tecnologia em sala de aula, dentre eles, professores de educação,; professores com formação/especialização em tecnologias, dentre outros. O intuito é mostrar como a tecnologia pode ser integrada ao ensino de maneira pratica e proveitosa.
Segundo Maria Elizabeth Bianconcini, professora , coordenadora e docente do programa de pós graducao em educação da PUC de São Paulo, "A tecnologia precisa estar à mão para a produção de conhecimento dos alunos à medida que surja a necessidade". Nem sempre o professor sabe todas as respostas. Seja por qual motivo for, muitas vezes, é pego de surpresa por uma pergunta que não sabe responder ou tem duvidas quanto a veracidade de sua resposta. Nesse caso, o acesso a informação é de suma