RELA O DO TEXTO COMO OPERA A CULTURA COM O FILME A MA
DECOMPONDO AS 5 PARTES DO TEXTO DE ROQUE LARAIA
PARTE 1 - A CULTURA CONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM
CENA DO FILME QUE SE INDENTIFICA: BEM NO COMEÇO DO FILME A ASSISTENTE SOCIAL QUESTIONA O COMPORTAMENTO EXAGERADO DE PROTEÇÃO EM RELAÇÃO AS SUAS 2 FILHAS E A MULHER (QUE É CEGA). AS MENINAS NUNCA SAIRAM DE CASA E O CONTATO COM O MUNDO REAL É QUASE NULO. (EX: CONTATO COM AS PESSOAS NO MEIO EM QUE VIVEM É PRATICAMENTE INEXISTENTE)
PARTE 2 - A CULTURA INTERFERE NO PLANO BIOLOGICO
CENA DO FILME QUE SE IDENTIFICA: AS MENINAS NÃO PODEM SAIR DA CASA PORQUE O PAI ACREDITA QUE O MUNDO LÁ FORA É PERIGOSO PARA AS FILHAS. (EX: A BOLA QUE OS MENINOS BRINCAM SEMPRE ESTÁ CAINDO EM SEU QUINTAL E ELES ESTÃO SEMPRE PULANDO O PORTÃO PARA BUSCAR)
DEVIDO A FALTA DE SOCIALIZAÇÃO/INTERAÇÃO COM AS PESSOAS AS MENINAS NÃO TEM UM COMPORTAMENTO CONSIDERADO ‘‘NORMAL’’ SE COMPARADO AS OUTRAS CRIANÇAS NO FILME. (EX: ELAS NUNCA SAIRAM PARA BRINCAR NO QUINTAL )
PARTE 3 – OS INDIVIDUOS PARTICIPAM DIFERENTEMENTE DE SUA CULTURA
CENA DO FILME QUE SE IDENTIFICA: AS VIZINHAS DAS MENINAS QUESTIONAVAM O MOTIVO DAS MENINAS SEMPRE FICAREM PRESAS E SEMPRE AJUDAVAM Á FAMILIA DANDO DINHEIRO E ALIMENTOS AO PAI DAS MENINAS
(EX: O FATO DE SÓ O PAI PODER SAIR DA CASA SE ENCAIXA AQUI TAMBEM. MAS ELE SAI DE CASA PORQUE ALGUEM TEM QUE FAZER AS COMPRAS E COM A MAE DAS MENINAS É CEGA, ELE MESMO FAZ AS COMPRAS)
PARTE 4 – A CULTURA TEM UMA LOGICA PROPRIA
CENA DO FILME QUE SE INDENTIFICA: O PAI DAS MENINAS JUSTIFICA O COMPORTAMENTO DELE COM ELAS PELO FATO DELE ACREDITAR PLENAMENTO NO ALCORÃO QUE REZA “AS MENINAS SÃO COMO FLORES QUE EXPOSTAS NO SOL, MURCHARIAM” (EX; OS HOMENS SÃO O SOL E AS MULHERES SÃO AS FLORES)
PARTE 5 – A CULTURA É DINÂMICA
CENA DO FILME QUE SE IDENTIFICA: APESAR DO PAI DAS MENINAS ACREDITAR A VIDA TODA QUE PODE PROTEGE LAS DO MUNDO LA FORA, ELE MUDA SUA VISAO D E MUNDO. AO LONGO DO FILME ELE ABRE SUA MENTE E NO FINAL