uso de suplementos alimentares em academias de ginasticas
JOSÉ IGOR MARIA DE FARIAS (1)
FRANCIMEIRE LIMA BARRETO (1)
JÉSSICA BASTOS SOARES (1)
BRAULIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA2
(Graduado em Educação Física (UECE). Especialista em Saúde do Idoso (UECE)
RESUMO
Atualmente se percebe um aumento no uso de suplementos alimentares. Sabe-se que o seu uso inadequado pode acarretar problemas futuros no que se refere à saúde. Diante disso, o presente estudo visa analisar o uso de suplementos nas academias de Itapajé-CE. Trata-se de um estudo descritivo de natureza quantitativa, em que foram abordados sujeitos de três academias de ginástica. O uso descontrolado de Suplementos Alimentares nas Academias de Ginásticas vem sendo uma nova realidade em todo o Brasil, em Itapajé não é diferente, fato este revelado pelos resultados obtidos neste estudo. Este descontrole já se tornou um problema de saúde pública uma vez que pode gerar prejuízos para saúde do usuário, que na busca pela boa forma, muitas vezes não mensura o preço a ser pago.
Palavras-chave: Academias de Ginásticas. Exercícios Físicos. Suplementos Alimentares.
INTRODUÇÃO
Muitos estudos recentes tratam do uso indiscriminado dos suplementos alimentares nas academias de ginásticas, é importante salientar que, na atualidade, a saúde tem sido definida não apenas como a ausência de doenças. Saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social (PITANGA, 2002). Há carência de atividades que completem e que promovam a plenitude do nosso bem está.
A Relação entre atividade física e saúde se justifica pelas muitas evidências de que níveis apropriados de aptidão física, mantidos durante toda a vida por meio de exercícios regulares, exercem efeitos benéficos nas funções dos órgãos em geral, tendo como conseqüência o prolongamento da vida e a vida com qualidade (TOSCANO, 2001) As academias de ginásticas