uso de matemtica no cotidiano
CENTRO DE FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS: DOCÊNCIA E INTERPRETAÇÃO
ANA CLAUDIA GONÇALVES SANTOS
POLIANA DA SILVA LIMA
TRABALHO MONOGRÁFICO
IPIAÚ - BAHIA
2012
ANA CLAUDIA GONÇALVES SANTOS
POLIANA DA SILVA LIMA
TRABALHO MONOGRÁFICO
Atividade apresentada como exigência parcial para a aprovação na disciplina Metodologia e Técnicas para o Trabalho Científico Monográfico, do Curso de Especialização em Libras: Docência e interpretação sob orientação do professor Reinaldo Soares.
IPIAÚ - BAHIA
2012
INTRODUÇÃO
O processo de escolarização de um indivíduo é sempre complexo, porque envolve uma relação cognitiva, social e afetiva. E nesse entremeio encontra-se a linguagem como instrumento de inserção desse individuo nesse outro espaço que não lhe é familiar.
Entendendo a importância desse instrumento sob a perspectiva de Vygotski, (1998) o qual afirma que a linguagem não é apenas um instrumento de comunicação, mas é através dela, com ela, que o ser humano elabora conceitos sobre o mundo e sobre si mesmo, portanto, o sujeito se constitui como pessoa, visto que começa a hipotetizar sobre esse novo mundo. Assim, passa a discutir, concordar e discordar sobre essa nova experiência, o que favorece a aprendizagem. A partir dessa compreensão percebemos a importância do domínio da Língua para uma pessoa, pois a aquisição desta permite à construção de conhecimentos, possibilidade de comunicação e interação com o outro e, conseqüentemente, o desenvolvimento intelectual. Mas o indivíduo que não possui uma língua oral, não poderá aprender? Integrar-se? Participar da construção do conhecimento?
É evidente que todos devem ter as mesmas oportunidades de aprender e desenvolver suas capacidades, para assim, alcançar a independência social e econômica, bem como poder integrar-se na vida comunitária. Sendo assim, as atividades