Uso da pragmática
O uso da Pragmática nas aulas de Língua Portuguesa
Resenha crítica apresentada na disciplina de Teorias linguísticas (Linguística Aplicada), do curso de Letras, da Universidade de Pernambuco.
Professora: Rinalda Fernanda
Nazaré da Mata, outubro de 2014.
Primeiramente, lembremos de que trata a Pragmática. Ela é uma ciência que estuda a língua em uso. Daí a importância de sua aplicação nas aulas de português, pois é bem mais fácil para o aluno, compreender um texto se ele estiver dentro de seu contexto de uso. O artigo aqui estudado fala justamente da relevância e possibilidade de aplicar essa teoria linguística no dia a dia com os alunos.
Analisar um texto do ponto de vista da pragmática é ler além do óbvio, é ver o que está nas entrelinhas, ver o que está implícito. Vera Lúcia também ressalta que a leitura em sala de aula deve levar o aluno a sair de sua posição de leitor passivo e tomar um posicionamento crítico diante do que lhe é oferecido, levando-o a um amadurecimento intelectual. Daí então o aluno estará apto também para escrever bons textos, que é outra preocupação expressa pela autora no artigo.
Quando se fala em Pragmática pode se pensar que estamos excluindo o ensino da gramática normativa. Mas, pelo contrário, a gramática pode ser trabalhada junto com a Pragmática. O aluno precisa conhecer as regras gramaticais e a norma padrão de sua língua, entretanto, ao mesmo passo que ele tenha o domínio desta língua culta, ele deve aprender a não discriminar os desvios e variações dela, e isto pode ser ensinado pelo professor de Língua Portuguesa.
Em seu artigo, Vera Lúcia fala sobre uma experiência que fizeram numa sala de 7ª série, onde se tentou “incluir” a Pragmática na análise de texto, procurando instigá-los sutilmente a descobris alguns fatores pragmáticos constantes no mesmo. O resultado foi maravilhoso. Conseguiram trabalhar a intertextualidade, interdisciplinaridade, informatividade, dentre outros fatores, tudo