Coerências
A coerência é divididaem vários tipos ou estilos.
Coerência Semântica A coerência semântica refere-se á relação entre os significados dos elementos das frases em sequência,ou seja,quando dois aspectos com o mesmo significado ocorre na frase ,mas em palavras diferentes.
Coerência Sintática
Já a coerência sintática refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica,é quando usa-se conectivos,pronomes e etc,para que haja coerência.
Coerência Estilística
A coerência estilística não atrapalha a interpretabilidade de um texto,é uma mistura de registros línguisticos.
Coerência Pragmática
E por fim a pragmática,que só e utilizada quando o texto é visto como uma sequência de atos da fala.O interlocutor deve falar na sua vez,deve conjugar o seu discurso ao do seu nome.
COERÊNCIA SEMÂNTICA - É ESTABELECIDA ENTRE OS SIGNIFICADOS DOS ELEMENTOS DO TEXTO ATRAVÉS DE UMA RELEÇÃO POSSÍVEL.
COERÊNCIA SINTÁTICA - ADEQUAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A FRASE, O QUE INCLUI TAMBÉM ATENÇÃO ÀS REGRAS DE CONCORDÂNCIA E DE REGÊNCIA. COERÊNCIA ESTILÍSTICA - UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM ADEQUADA ÀS POSSÍVEIS VARIAÇÕES DO CONTEXTO. COERÊNCIA PRAGMÁTICA - PODEMOS DIZER QUE ESSE TIPO DE COERÊNCIA É VERIFICADO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO QUE POSSUÍMOS DA REALIDADE SOCIOCULTURAL, QUE INCLUI TAMBÉM UM COMPORTAMENTO ADEQUADO À CONVERSA.
Pragmática é a o ramo da linguística que estuda a linguagem no contexto de seu uso na comunicação. As palavras, em sua significação comum, assumem muitas vezes outros significados distintos no uso da língua e, mais recentemente, o campo de estudo da pragmática passou a englobar o estudo da linguagem comum e o uso concreto da linguagem, enquanto a semântica e a sintaxe constituem a construção teórica.1 A pragmática, portanto, estuda os significados linguísticos determinados não exclusivamente pela semântica proposicional ou frásica,