urgência e emergencia
Voltada na pratica educacionais de saúde, onde a escola é um campo imprescindível na questão saúde e educação, com compromisso de trabalhar a saúde da comunidade escolar e coletiva. A cada dia q passa a sociedade se encontra entre novas questões e desafios tendo objetivo a participação de todos os membros da comunidade nos programas de saúde, incluindo politicas publicas. O enfermeiro deve estar cada vez mais preparado para agir nas intervenções educativas para desenvolver um trabalho como educador.
Planejamento Familiar
É uma forma de planejar o futuro garantindo a sua seguridade e é uma forma de prepara-los para a vida. O enfermeiro assim como toda a equipe multidisciplinar fator principal de disseminação de informação para a comunidade visando a educação em saúde no planejamento familiar, orientando em relação aos métodos contraceptivos, como anticoncepcional oral ou injetável, DIU de cobre ou com hormônio, pílula do dia seguinte, porem nenhum desses métodos proteje contra as DST’s a não ser a camisinha tanto feminina como masculina. E o método de esterilização oferecido a casais com mais de 25 anos e com mais de dois filhos. A mulher passa pela laqueadura e o homem pela vasectomia esse mais simples porem ainda visto com preconceito por muitos.
Educação em saúde
Tem como principal fator oferecer situações que aproximem dia a dia o profissional de saúde da atenção básica como papal de educador. Para isso não basta que os profissionais de saúde de nível superior e médio apliquem seus conhecimentos isoladamente é necessário somar saberes para ter respostas efetivas e eficazes aos problemas complexos que envolvam a perspectiva de viver com qualidade. O SUS ressalta a importância do compromisso nas praticas educativa na formação permanente do profissional que busca a melhorias de qualidade de vida da comunidade.