Urgencia e emergencia
TRABALHO DE PRIMEIRO SOCORROS
São Paulo
2012
TRABALHO DE PRIMEIRO SOCORROS
Trabalho de primeiros socorros, proposto pela professora Henrriete no 1. Ano do curso de nutrição, para conhecimentos de alguns conceitos e definições de primeiros socorros.
São Paulo
2012
Conceito e Definição
Urgência
São situações graves, que devem ser resolvidas urgentemente, mas não possuem caráter imediatista, devem ser tratada com empenho e pode ser planejada, para que não haja risco de morte para o paciente.
São urgências: Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue.
Emergências
Emergência é a circunstância gravíssima, em que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato, caso contrário o paciente morre ou apresentará seqüelas irreversíveis.
São emergências: Parada Cardíaca, para respiratória, hemorragias.
Coma e Consciente
A palavra coma vem do grego koma, que significa “estado de dormir”. Obviamente, um indivíduo nesse estado não está dormindo, uma vez que é impossível acordá-lo através de estímulos, como um barulho, por exemplo. O estado de coma é caracterizado pela atividade mínima do cérebro. Na verdade, o mesmo continua funcionando, porém em seu nível mais básico, representando assim, a falência dos mecanismos de manutenção da consciência causada pela insuficiência cerebral.
O estado de consciência depende da transmissão de sinais químicos do tronco cerebral e tálamo para o cérebro. Sendo assim, uma disfunção ou lesão nessas regiões pode colocar a pessoa em um estado de inconsciência (coma). Existe uma escala, denominada Escala de Glasgow, onde os níveis de incapacidade mental são avaliados. São apresentadas diferentes situações em três parâmetros, com diferentes pontuações. Se a soma dos pontos for inferior a cinco, o paciente se encontra em coma.
Norma Regulamentadora 32
No Brasil, grande parte do empresariado ainda peca na tentativa de baixar os custos justamente naquilo que deveria