Urgencia E Emergencia
Diante disso e com base no material didático, cite uma situação de urgência e uma situação de emergência (medicina e segurança do trabalho). Explique essas situações de forma aprofundada e cite providências que deveriam ser tomadas para evitar a sua ocorrência.
Urgência: luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade) e dengue são consideradas urgências pois o socorro não precisa ser imediato.
Exemplo: “Operário fica pendurado em andaime de prédio em Balneário Camboriú”
Um operário ficou pendurado no andaime de um prédio em construção. O acidente ocorreu após um dos cabos de segurança da estrutura se romper. Conforme o Corpo de Bombeiros, o homem usava os equipamentos de segurança e sofreu apenas escoriações leves — ele foi resgatado e puxado para dentro de um andar.
Como podemos ver pelo menos o trabalhador estava usando os EPIs apropriados, mas certamente a estrutura da linha de vida que ele usava não estava em perfeito estado, o que poderia ter evitado o acidente, ele teve apenas escoriações o que nos faz entender que foi uma situação de urgência. Outro fato importante é que ele estava trabalhando sozinho, e segundo a NR 35, todo trabalho em altura deve ser feito sobre supervisão, nunca por uma pessoa sozinha.
Se essa empresa adotasse algum programa como um check list de todos os seus equipamentos de segurança antes de começar a atividade certamente esse acidente teria sido evitado.
Emergência: Quando a ação deve ser imediata.
Exemplo: “Operário tem mão decepada em acidente na JBS Friboi”
Coagido pela empresa, trabalhador executava função para qual não possuía treinamento, o acidente aconteceu na terça feira 03 de fevereiro de 2015.
O operário, que há seis meses trabalha no setor de higienização, fazia a limpeza da máquina conhecida como ‘misturadeira’ – que agrega a carne aos condimentos -.
O trabalho de