ureia e enxofre
A ureia é um composto orgânico produzido no organismo pelos mamíferos, através de um metabolismo proteico tendo como produto final esta substancia. Historicamente ela foi o primeiro composto a ser sintetizado em laboratórios, por meio da síntese de Wöhler.
Atualmente esta substancia é utilizada nas indústrias farmacêutica, bélica, cosmética e agrícola, sendo que em sua maioria é utilizada para fins agrícolas. Para sua sintetização industrial são realizadas reações químicas de produção, desidratação e reciclagem de carbamato de amônia e estes processos ocorrem nos equipamentos como autoclave, que será a responsável por homogeneizar o amoníaco e o dióxido de carbono, além destes são aplicados às bombas, compressores, vaso de pressão, torres, entre outros.
À temperatura ambiente, ele é encontrado no estado sólido, na forma de cristais amarelo-limão o que pode variar de acordo com o teor de impurezas.
O enxofre é um elemento químico essencial aos organismos vivos, uma vez que está presente nos aminoácidos cisteína e metionina e em diversos sítio ativos de vital importância. Muitos organismos obtêm energia a partir da oxidação ou redução de compostos sulfurados, reações estas que fazem parte do ciclo do enxofre.
Por fim este trabalho tem por objetivo efetuar uma analise descritiva da ureia e do enxofre de alguns processos industriais envolvidos em suas fabricações, descrevendo desde fatos históricos até as suas aplicações e utilidades.
UREIA – CO(NH2)2
A ureia é um composto do grupo funcional amida, que são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da Amônia (NH3), sendo ela uma diamida do ácido carbônico, ou seja, possui dois grupos NH2 ligados a um radical acila – grupo radical que possui um átomo e oxigênio (O) e um átomo de carbono (C) - e possui um caráter mais básico que as demais amidas
O composto possui fórmula química CO(NH2)2 (ou, NH2CONH2), é considerada um composto nitrogenado não-proteico (NNP) - todo nitrogênio que