Cana e Uréia na alimentação de bovinos
Na última aula de Forragicultura foi apresentado pelo professor um vídeo que mostra o uso da cana com a uréia na alimentação de bovinos.
Para alimentar o gado no período da seca , a cana e um ótimo recurso , por suas características como a grande produção por área , fácil manejo , atinge o máximo da qualidade exatamente no período da seca e principalmente pelo baixo custo de produção .
No entanto a cana é muito pobre em proteína , por isso quando utilizada sozinha ela não satisfaz a necessidade protéica exigida pelos bovinos. Mais essa falta de proteína pode ser corrigida , basta acrescentar uréia na cana picada . Junto com a uréia também acrescenta-se a mistura o sulfato de enxofre , pois a cana também e pobre neste mineral , além disso o enxofre melhora o aproveitamento da cana com a uréia.
A mistura da cana e uréia pode ser usada tanto para animais de recria e engorda como para vacas de leite ou de corte . Pode ser fornecida aos animais mantidos em regime de pasto ou mesmo animais de confinamento . Quando fornecida a vontade o consumo e de 20 a 25 kg diários por animal adulto.
Com o uso dessa mistura , consegue-se amenizar o problema de alimentação do gado na seca , alem disso , é um recurso de baixo custo.
Como fazer a mistura
Em uma área cimentada, despeje 9 quilos de uréia , acrescente 1 quilo de sulfato de amônio e misture bem.Ensaque a mistura e guarde em local fresco fora do alcance dos animais , para quantidades adicionais , use pesos proporcionais .