Anhanguera Educacional Gado de Corte
Os Nutrientes
Os ruminantes, como os outros animais domésticos, necessitam de vários nutrientes na dieta, que possibilitem o desempenho de suas funções vitais.
São os elementos chamados essenciais e sem eles o desenvolvimento dos animais não seriam alcançados.
Em bovinos de corte em confinamento, a alimentação é, sem dúvida, a base do sucesso do empreendimento. Por isso, é muito importante o conhecimento detalhado dos nutrientes requeridos, assim como os alimentos fornecedores desses nutrientes, quanto ao aspecto da composição nutritiva e suas limitações na utilização pelos bovinos.
Com relação aos nutrientes, a preocupação deste estudo será em termos de proteína, fibra, energia, elementos minerais, vitaminas e água.
Proteínas – Fontes e Exigência Pelos Bovinos
As proteínas são constituídas, basicamente, de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, contendo ainda enxofre, fósforo, cobre, ferro etc.
As proteínas destacam-se dos demais nutrientes pela amplitude das funções realizadas, participando desde a estrutura corporal, como músculos, cartilagens, pelo, pêlos, etc. Até como mecanismos de transporte e metabolismo.
Tendo em vista que as proteínas são os principais componentes dos órgãos e estrutura mole do organismo animal, é necessário um suprimento continuo durante toda a vida animal.
Os Principais alimentos protéicos que podem ser utilizados para a nutrição de bovinos de corte em confinamento são os subprodutos de origem vegetal derivados da soja, do algodão, do amendoim, da mamona, da levedura de cana, e os subprodutos de origem animal, como farinha de sangue, de carne e de ossos, camas de frangos etc.
Como fontes de proteínas são usadas também os produtos sintéticos, que merecem estudo, como a uréia e o biureto.
A proteína é digerida no rúmen em diferentes graus, dependendo do alimento, das condições da flora ruminal, do animal e do tempo. O balanço da proteína dietética que escapa à destruição no rúmen vai para o omaso e o abomaso e se