Economia
Disciplina
Economia
Titulo
Economia
Curso: Administração Unidade de Ensino: Anhanguera Educacional Ltda.
Introdução
A pecuária nacional nas últimas décadas vem apresentando constantes taxas de crescimento, em termos de produção, exportação e consumo. O Brasil possui um mercado interno potencial para o consumo de alimentos, principalmente para a carne bovina. Sua demanda está ligada a vários fatores, como preços, qualidade, aspectos nutricionais, preferência, gosto e, principalmente, a restrição orçamentária, ou seja, a renda.
. A expansão e consolidação do setor de pecuária de corte podem ser explicadas, principalmente nos últimos anos, pela difusão da avançada tecnologia nas áreas de genética, nutrição, manejo e sanidade, que foram responsáveis pelo aumento da produtividade do setor, transformando a pecuária nacional numa atividade desenvolvida.
A produção de carne bovina se dá em todo território nacional, mas com maior intensidade na região Centro-Sul do País. Os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do
Sul e Goiás possuem os maiores rebanhos, representando cerca de 37% do nacional.
Já os estados de maior relevância no abate são os situados na região Centro-Oeste.
Pelo lado do preço da arroba o produtor registrou ganhos nos últimos doze anos.
Mas que nos últimos anos tinha registrado quedas nas cotações. Sabe-se que a variável preço é fortemente determinada pelas condições de oferta dos produtos, no caso a carne, situação que em geral identifica-se mais com análises de comportamento temporal do que com o tipo de dados que se pretende explorar neste trabalho.
Finalidade e importância.
Entende-se por custo de produção a soma dos valores de todos os recursos (insumos) e operações (serviços) utilizados no processo produtivo de certa atividade (produção de gado de corte, especificamente neste caso).
Para fins de análise econômica, custo de