IDEB
Neste trabalho irei apresentar a situação do IDEB do município de São Lourenço onde coletei as informações com os diretores de duas escolas uma de rede estadual, e outra municipal, para a realização deste trabalho. O IDEB uma política de avaliação, que visa mostrar a qualidade de ensino de cada escola e que também ajuda em um melhoramento da educação, afirmam eles.
2 DESENVOLVIMENTO
O IDEB (Índice de desenvolvimento da educação Básica), e outras políticas públicas educacionais são importantes para perceber como está à situação da educação.
Sendo assim não quer dizer que propostas de melhorias serão descartadas, pois precisa sim de melhorias, mas que este que resultado será visto como um incentivo a novas melhorias e a superação. Pois afirmam que as escolas possuem suas metas e que querem alcançar um ensino de qualidade, procurando sempre estar utilizando materiais que contribuem para isso.
A diretora da escola municipal, coloca que a meta esperada era de 5.8, sendo surpreendida com o resultado. Ela ainda coloca que foi desenvolvido com os alunos diversos trabalhos juntamente com o uso do material enviado pelo MEC, enfatiza também o empenho dos professores, e que novos trabalhos de melhorias estão sendo trabalhados, como projetos de alfabetização e literatura.
A escola também preocupada em desempenhar um bom trabalho com seus alunos, coloca a preparação de professores, trabalhos multidisciplinares, multifuncionais etc., sem deixar de lado qualquer preocupação com a educação dos seus alunos.
Há educação preparatória, que auxilia o educando na realização da avaliação, também faz parte das escolas e que é de fundamental importância não só para a realização da avaliação, mas também melhorando o seu conhecimento e sendo assim uma melhora generalizada, um aprofundamento dos conteúdos. Esses materiais vão desde projetos de incentivo a professores e também a alunos.
O papel do IDEB,