Alimentação adequada de bovinos
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
FORRAGECULTURA E NUTRIÇÃO ANIMAL – ISPA
PROF.ª: JAMILE ANDRÉIA
ALINE SARDINHA DE SOUSA. 20091003
ERICA
KARLA K. R. DO ROSÁRIO. 20091075
MARIA ALENISE P. NUNES. 20091096
PATRICIA CARDOSO ANDRADE. 20091108
VALÉRIA SILVEIRA LOPES. 20091145
INTRODUÇÃO
Alimentação adequada de bovinos depende do atendimento aos requerimentos nutricionais para a otimização das suas funções produtivas, tais como produção de leite, reprodução, etc. Ou seja, a obtenção de informações a respeito dos requerimentos específicos para o desempenho de cada função produtiva, da ingestão dos alimentos e da contribuição que cada alimento pode dar para que os requerimentos sejam atendidos.
Os sistemas de alimentação propostos atualmente apresentam dois objetivos principais: fornecer base para acessar o valor nutritivo dos alimentos e fornecer uma base matemática relacionada à quantidade e qualidade dos nutrientes para os animais e para o seu desempenho atual e futuro. O desenvolvimento da eficiência produtiva de bovinos leiteiros virá com o uso de modelos que considerem as múltiplas variáveis com uma predição mais precisa dos requerimentos e da utilização dos alimentos pelos animais, em uma produção estabelecida.
O Brasil é considerado um país industrializado, ao mesmo tempo em que ocupa um dos primeiros lugares em produção agrícola e pecuária. Com isso, a pecuária bovina exerce uma grande relevância nas exportações brasileiras, além de abastecer o mercado interno. É uma atividade econômica desenvolvida em áreas rurais que consiste na criação de animais (como o gado) com o objetivo de comercializá-los, suprindo assim as necessidades da família do criador.
A classificação dos alimentos se dá de acordo com a Associação Americana Oficial de Controle de Alimentos (AAFCO) e o Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA (NRC)