Trabalho Ambiencia
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
CONFINAMENTO DE BOVINO DE CORTE
LAYOUT DO CONFINAMENTO
MEMORIAL DE CALCULOS
FLAVIO ANDERSON RODRIGUES.
Disciplina: Ambiência e Projetos de instalações Animais.
Professor: Altevir Castro dos Santos
CASCAVEL – PR
JUNHO - 2010
FLAVIO ANDERSON RODRIGUES
CONFINAMENTO DE BOVINO DE CORTE
Trabalho apresentado ao Corpo Docente da UNIOESTE, como parte das exigências do Curso de Engenharia Agrícola, para a disciplina de Ambiência e Projetos de Instalações Animais.
UNIOESTE
CASCAVEL – PARANÁ
JUNHO DE 2010
1 INTRODUÇÃO
Com o crescimento da população mundial passou também a existir uma necessidade de aumentarmos a produção agropecuária, e temos analisado e uma das alternativas que temos encontrado para aumentar-mos a produção de carne bovina sem termos que aumentar nossas áreas de exploração pecuária tem sido o confinamento de bovinos, tanto em todos os estágios como somente o que chamamos de acabamento, ou seja, o semi-confinamento.
O confinamento é o sistema de criação de bovinos em que lotes de animais são encerrados em piquetes ou currais com área restrita, e onde os alimentos e água são fornecidos em cochos.
Comumente este sistema é o mais utilizado na fase de terminação dos bovinos, muito embora bezerros desmamados, novilhos e novilhas em recria, bois magros e vacas “boiadeiras” (de descarte) possam também ser assim alimentados. Tal pratica ocorre normalmente, no Brasil, na época das secas, ou seja, durante a entressafra da produção de carne, visando alcançar melhores preços no pico desta entressafra.
No Brasil, o confinamento é como regra, conduzido durante a época seca do ano, por ser o período de escassez de forragem para pastejo. A terminação em confinamento depende de: fonte de animais para terminação; fonte de alimentos e preços e mercado para o gado confinado.
A partir disso, podem