Urbanização em países desenvolvidos
2°de eletrotécnica/integrado
Integrantes: Fernanda ,Gabriela , Ignásia , Jonas , Lavínia , Lívia
,Rafaela e Thaissa.
Professor: Denis
Cefet-MG
27/01/2014
Urbanização em Países Desenvolvidos
Os fatores atrativos da urbanização, em países desenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização em sentido amplo, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de oportunidades de empregos, seja no setor secundário, seja no setor terciário, com salários em geral mais altos.
Nesses países , além das transformações urbanas,
houve, como consequência da Revolução Industrial, também uma revolução agrícola, ou seja, uma modernização da agropecuária que, ao longo da história, foi possibilitando a transferência de pessoas do campo para a cidade, principalmente como resultado da mecanização da agricultura.
Com a Revolução Industrial nos países ditos
desenvolvidos, as cidades ganharam importância na realidade econômica das nações. Ao atrair a população do campo para as cidades, o processo industrial visava apenas suprir a sua necessidade de mão-de-obra. Não pretendia nem conseguia melhorar a qualidade de vida das massas operárias que estavam se formando naquele período.
Tratava-se de um modelo urbano caótico.
Desprovidos de saneamento, os bairros operários eram formados por aglomerados de cortiços separados por vielas, nas quais o esgoto corria a céu aberto ,qualquer doença contagiosa rapidamente transformava-se em epidemia nessas cidades.
Gradativamente, os movimentos dos trabalhadores ganharam força e passaram a reivindicar, com relativo sucesso, melhorias para os bairros operários.
A urbanização que ocorreu nos países desenvolvidos foi gradativa. As cidades foram se estruturando lentamente para absorver os migrantes, havendo melhorias na infraestrutura urbana – moradia, água, esgoto, luz, etc. – e aumento de geração