Urbanismo e Mobilidade Cidade da Maia
Introdução: 2
Um Passado Milenar 3
Localização da cidade da Maia 4
Urbanismo 5
Mobilidade na cidade da Maia 6
Linhas Do Metro Do porto 6
Praça de Taxi 6
Linhas STCP Maia 6
História e Monumentos 7
Pontos Turísticas Da Cidade Da Maia 8
Desporto na Cidade Da Maia 10
DESPORTO 11
Espaços verdes: 12
Reciclagem: 13
Tradições, Lendas e Curiosidades 14
Qualidade de Vida na Maia 15
Qualidade de vida: 16
Festival de Danças Urbanas 17
Densidade populacional: 18
Conclusão: 19
Fim 20
Introdução:
Este trabalho foi realizado no âmbito de ter um melhor conhecimento sobre a cidade da Maia, e a sua organização, foi realizada uma pesquisa através da internet que nos forneceu boas informações sobre a cidade, também tivemos a colaboração da CMM na qual enviamos um e-mail com um pedido de ajuda para efectuar este trabalho. A resposta ao nosso e-mail foi extremamente rápida, na qual nos sugeriram vários sites com muita informação credível da cidade da Maia.
Um Passado Milenar
O Município da Maia é o natural e inequívoco herdeiro da antiquíssima Terra da Maia, que se estendia, nos meados do século XIII, desde a cidade do Porto, outrora limitada a breve espaço, até à margem esquerda do rio Ave.
Área de grande significado político, social e militar adentro do Portugal proto-histórico, a Terra da Maia foi berço dos Mendes da Maia, poderosos caudilhos regionais «portugalenses», que, juntamente com o primeiro Rei, devem ser considerados como co-fundadores duma nacionalidade politicamente autónoma no Ocidente da Ibéria: Portugal.
É, assim, mais do que evidente a estreita ligação entre a Maia e o nascimento de Portugal. Uma família, sucedendo-se de pai a filho, territorializada, ganhou relevância crescente, a nível de toda a região portucalense, e teve interferências decisivas no destino político do Ocidente da Ibéria.
Esta família perdurou no domínio da Maia ao longo dos séculos imediatos, e a sua prevalência só viria a abater-se nos meados do