URBANISMO ZEIS
ZEIS 1 Favelas, loteamentos irregulares e conjuntos habitacionais de interesse social, nos quais podem ser feitas intervenções de recuperação urbanística, regularização fundiária, produção e manutenção de habitações de interesse social.
ZEIS 2 Terrenos baldios ou subutilizados, nos quais deve ser proposta aprodução de moradias de interesse social, equipamentos sociais, culturais, etc.
ZEIS 3 Terrenos ou imóveis subutilizados em áreas com infra-estrutura urbana, serviços e oferta de emprego (geralmente na região central), nos quais se propõe a produção e reforma de moradias para a habitação de interesse social, assim como de mecanismos de alavancagemde atividades de geração de emprego e renda.
ZEIS 4 Glebas ou terrenos em áreas de proteção aos mananciais dotados de infra-estrutura urbana, nos quais se permite a produção de habitações de interesse social, exclusivamente destinadas à população transferida de áreas de risco e das margens das represas
ZEIS 1
Em lotes com área superior a 250 m², é exigida a construção de:
50% (no mínimo)para HIS 30% (no mínimo) para HIS ou HMP 20% (no máximo) para outros usos do total de área construída computável
Coeficiente de aproveitamento mínimo = 0,2 Coeficiente de aproveitamento básico = 1,0 Coeficiente de aproveitamento máximo= 2,5 (excetuado na Macrozona de Proteção Ambiental onde o coeficientede aproveitamento máximo será de 1,0)
Concessão do Direito de Construir em ZEIS até o coeficiente de aproveitamento máximo, em lote com área superior a 250m², se previsto em Plano de Urbanização.
Obs: O total exigido de HIS poderá ser atendido na totalidade daZEIS ou em um conjunto de lotes (conforme Plano de Urbanização).
REFLEXÕES DOS ALUNOS DA FAU USP Grupo 21 –São Remo situação atual da favela São Remo
Densidade máxima permitida = 1000 hab/ha Densidade da favela = 1711,25 hab/ha
Área da ZEIS -1 destinada à favela São Remo é insuficiente para atender a