Intervenção em Recife
DISCIPLINA: PROJETO DE URBANISMO 1
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO – 8º PERÍODO
PESQUISA: PROJETO URBANÍSTICO NO BRASIL
PROJETO URBANÍSTICO RECIFE-OLINDA 2006: TERRITÓRIO DE OPORTUNIDADES
Proposta urbanística para Recife e Olinda prevê intervenções em faixa litorânea entre os centros históricos das duas cidades. A área de abrangência do projeto foi dividida em doze setores, cada um com diretrizes específicas. A intervenção deve ocorrer em um período de 15 a 20 anos.
POR VALENTINA FIGUEROLA
Edição 149 - Agosto/2006 Com início previsto para 2007, o Projeto Urbanístico Recife-Olinda pretende transformar completamente a frente atlântica entre os centros históricos das duas cidades pernambucanas. O trecho de 8 km estende-se da Colina Histórica de Olinda até o Parque da ex-Estação Rádio Pina, no Recife. A área, diagnosticada como degradada ou ocupada de forma rarefeita, passará por uma requalificação urbana que prevê a articulação das frentes de água com pontos estratégicos e o fortalecimento da rede cultural e turística da região. A inclusão sócio-territorial das populações carentes também é contemplada pelo plano, que pretende requalificar assentamentos informais.
Propostas do projeto urbanístico
Contínuo urbano de 8 km de extensão;
Articulação da cidade com as frentes de água;
1,5 milhão de m² de áreas livres;
Dotação de equipamentos comunitários e turísticos;
Urbanização de áreas degradadas;
Diversidade funcional;
Melhoria e ampliação da infraestrutura existente.
As diretrizes urbanísticas e as estratégias de implementação foram definidas em conjunto pelos governos federal e estadual e pelas prefeituras de Recife e Olinda. O trabalho também contou com a participação e consultoria da Organização Social Núcleo de Gestão do Porto Digital e da empresa pública portuguesa Parque Expo. "O plano é inovador por superar a forma setorial e burocrática de se fazer projetos urbanísticos",