Aditivo ADVA polifuncional
Fernando Kitzinger Dannemann Neto(1); Emyne Borges Cândido(1); Josino Mariano Guimarães(1); Lorrane Gonçalves Caixeta(1); Matheus Caetano Mattos(1); Thaís Barreira Mendes(1); Kleper de Oliveira Rocha(2)
(1) Graduando em Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. fernando270497@hotmail.com
(2) Professor do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. kleper@unipam.edu.br
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, devido à demanda das construções, há a necessidade de se ter um concreto com maior trabalhabilidade e, ao mesmo tempo, que evite gastar uma grande quantidade de água no ato da produção. O aditivo polifuncional ADVA 140, produzido pelo laboratório Grace Bettin, foi desenvolvido para sanar tais necessidades (Ficha Técnica).
O aditivo em questão tem a função de plastificar o concreto, é mais barato e tem um efeito mais duradouro do que os superplastificantes comuns, podendo assim ser aplicado diretamente na central, o que proporciona um controle maior de dosagem (SOUZA; PEREIRA; BIANCHINI, 2006).
O objetivo da pesquisa é testar os efeitos do aditivo polifuncional no concreto, procurando comparar os resultados de Fck (fator de resistência) do concreto aditivado e do concreto comum.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os procedimentos foram realizados no laboratório de Resistência dos Materiais, localizado no Centro Universitário de Patos de Minas. Utilizou-se um balde para pesar o cimento, a brita e a areia peneirada; a água e o aditivo foram medidos em uma proveta.
A betoneira foi previamente lavada para que pudessem ser misturados os materiais. Em seguida foi necessário passar um óleo lubrificante nos corpos de prova de diâmetro 100 mm, onde foi colocado o concreto cujo traço se encontra na Tabela 1. Este processo foi realizado duas vezes, a primeira com o aditivo e a segunda sem, totalizando 9 (nove) corpos de prova que