Materiais Betuminosos
As grandes demandas por concreto crescem diariamente com o aumento da construção civil no país, acarretando assim uma grande preocupação das centrais de produção de concreto, com a qualidade e garantia de concretos que tendem a cada dia, a serem mais eficientes.
Em um processo de produção de concreto é necessário rigorosos estudos e grande dedicação dos pesquisadores para um resultado satisfatório e que atenda as necessidades do mercado hoje. Por isso tudo que se produz em uma central de concreto tem por obrigação a fiscalização em cada parte do processo de produção, desde a seleção dos agregados e materiais utilizados, passando pelas dosagens e misturas, até a entrega, lançamento do concreto na obra que solicitou o concreto e adensamento.
É muito importante que se tenha conhecimento da origem de cada material adicionado ao cimento para a produção do concreto, que são: Areia, pedriscos, brita 0, brita 1,outros agregados graúdos que forem necessários e o primordial a água. O interesse maior para que isto ocorra é para que não haja impurezas, precisando estar livre de torrões de argila, galhos folhas e raízes, ou qualquer tipo de matéria orgânica que nem sempre é visível, sendo necessária a avaliação em laboratórios especializados. A água deve ser limpa isenta de impurezas orgânicas ou contaminações como óleo ou graxa e etc., ou seja, a água tem que ser potável, e nunca utilizar contaminada com restos de esgoto humano ou animal, de cozinha ou de fábricas de preparo