partido arquitetônico
Efeitos da produção de HIS (Habitação de Interesse Social) e HMP (Habitação de Mercado Popular) na ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) da área da
“Nova Luz”
Autora: Profa. Dra. Denise Falcão Pessoa
RESUMO
Esse trabalho trata da análise da produção de habitação social promovida por investidores privados e agências públicas na área denominada “Nova Luz”, localizada no centro de São Paulo, SP.
A área em estudo corresponde a 11 quadras definidas como Zona Especial de
Interesse Social (ZEIS) pelo Plano Diretor Estratégico de 2002. As ZEIS foram criadas com o objetivo de controlar o valor da terra em algumas áreas da cidade para serem acessíveis à população de baixa renda. A Nova Luz é uma área bastante deteriorada no centro da cidade de São Paulo e apesar disso localiza-se num distrito histórico e é cercada por áreas que têm alto valor por terem uma boa infraestrutura urbana e abundante oferta de emprego.
A intenção de revitalizar a área cresceu durante a administração municipal atual, embora o setor privado ainda tenha resistência em participar do processo pois acha a área destinada à habitação de baixa renda muito grande e isso desencoraja investimentos privados.
Essa pesquisa trata de uma política de habitação relativamente recente, o que faz com que a literatura relativa ao assunto seja escassa, Por essa razão, o método de pesquisa foi baseado principalmente em trabalho de campo e em investigação de pedidos de aprovação de projetos junto à prefeitura.
O objetivo dessa pesquisa é analisar a eficácia dessa ZEIS no processo de revitalização da área e determinar até que ponto a intenção de construir moradia para a classe de baixa renda está sendo alcançada.
Palavras chave:
Habitação de interesse social. Zona Especial de Interesse Social. Nova Luz.2
Low Income Husing Production in “Nova Luz” in Sao Paulo, Brazil
ABSTRACT
This paper deals with the analysis of the production of social housing, provided by private investors as well as