UPA
Tatiana Scheuer
3ª Fase de Direito
Relatório: Visita UPA – Canoinhas
Com relação à visita feita em 12 de Junho do presente ano a Unidade Prisional Avançada de Canoinhas, gostaria em primeiro lugar, de agradecer a disponibilidade e a atenção dispensada com a nossa turma, de todos os agentes que estavam em serviço neste dia e que, de forma muito séria e cuidadosa, nos deram explicações e nos mostraram as dependências desta unidade, dentro do que é permitido, e com a segurança necessária para isto.
Com respeito a tudo o que nos foi mostrado e nos dado como informação, ensinamento, explicação entre outros, digo que me surpreendi e muito, pois tinha outra visão do que é uma Unidade Prisional. A começar pela limpeza do local, organização, pela rigidez do sistema e seriedade dos Agentes. Normalmente quando se fala em prisões, presídios e tantos outros recursos para este devido fim, nos vem à mente algo como o normalmente visto na TV, em reportagens, jornais e tantas outras mídias, aqueles cubículos aglomerados de detentos, com grades onde um pode enxergar o outro, gritaria dos detentos, provocações, etc, mas não. Fiquei muito surpresa por ser completamente diferente do que eu imaginava.
Não levo essa impressão por um lado negativo, pelo contrário, acredito que as celas fechadas tornam mais seguro o local até mesmo para os agentes envolvidos no dia a dia. Desta forma, no meu ver, dificulta o contato entre os detentos e uma possível organização de rebelião ou motim.
As únicas considerações negativas que tenho a fazer são quanto a estrutura externa em se tratando de cercas e muros. Imaginava muros altíssimos ao redor da estrutura física do local, mas não, são cercas simples e até mesmo de fácil acesso no caso de alguém tentar fugir ou até mesmo entrar no pátio da unidade. Dificilmente alguém tentaria isso, mas, seria mais seguro se houvessem paredões no lugar das cercas de arame.
De modo geral, fiquei satisfeita com a visita e