atribuições upa
UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO
VISITA REALIZADA NO DIA 04 DE MAIO DE 2014
ASSITENTE SOCIAL PLANTONISTA: DRA. VANESSA
A Unidade de Pronto Atendimento - UPA de Iguatu, tem um sistema que promete organizar o atendimento ao paciente e evitar superlotações. Trata-se do Protocolo de Manchester. Segundo a Dra. Vanessa, Assistente Social, o Protocolo de Manchester é um conjunto de instruções que classifica os pacientes em cinco grupos, identificados pelas cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Essas cores estabelecem o tempo máximo em que a pessoa deverá ser atendida.
De acordo com a Dra. Vanessa."O Serviço Social se ocupa de demandas relacionadas à cidadania, intervindo em situações sociais que interferem no tratamento ou na alta médica. As assistentes sociais buscam oferecer informações sobre direitos e deveres, facilitar o acesso aos recursos da rede pública. Para resolver questões sociais relacionadas ao paciente ou à família, os profissionais trabalham em parceria e mantém conexão com órgãos, secretarias municipais e conselhos, entre outros".Todas as assistentes sociais trabalham em parceiras umas com as outras, procurando sempre ter contato com os usuários que ali estão, o primeiro contato é na recepção junto ao recepcionista, com orientações, explicações, encaminhamentos entre outros. O Serviço Social de acordo com esse Protocolo entra com as seguintes atribuições:
1- Orientação individual.
2- Orientação coletiva , explicando como funciona a UPA e como funciona a classificação de riscos evitando assim qualquer tipo de tumulto que venha atrapalhar o bom atendimento.
3- Orientação sobre o grau de urgência e emergência da doença.
4- Intervenção nos casos de menores de idade, idosos e deficientes desacompanhados.
5- Notificação nos casos de violência contra a criança, mulher e idosos.
6- Orientação familiar em caso de óbito.
7- É função do Assistente Social, identificar os casos que exigem acompanhantes