trabalho deming revisado
A década de 70 testemunhou a expansão da economia japonesa e sua introdução nos mercados ocidentais. O “milagre japonês” chamou bastante atenção do mundo ocidental, que ansiava em saber qual o real motivo por trás do evento japonês. Em 1982, Deming publicou o livro Quality Productivy and Competitive Position (Qualidade, Produtividade e Posição Competitiva), livro este, que em 1986 se transformou em Out of The Crisis (Superando a Crise). Nele Deming trata sobre um método para administração da qualidade, no qual expôs quatorze princípios
1.º Princípio: Criar constância de propósito
Criar constância de propósito será conseguir a melhoria do produto e do serviço, com o objetivo de se tornar competitivo, manter-se no negócio, e criar empregos. Muitas vezes constância de propósito será conseguida através da definição da missão da empresa, dado que a maioria tem missões mal definidas, outras definições confusas, definições totalmente enganadoras, facilmente compreendidas mas desprovidas de sentido e algumas empresas não têm mesmo a sua missão definida.
No entanto deve-se utilizar dados objetivos resultantes de pesquisas e em conjunto, produzirem um plano de longo prazo que se concentre numa missão específica.
A definição da missão de uma instituição, independentemente do seu tipo, deverá incorporar estratégias inovadoras e basear-se numa filosofia de melhoria contínua da qualidade. Deverá primeiramente identificar os seus potenciais clientes, o que querem e precisam, e contemplar essas necessidades na definição da sua missão. Os seus valores, a sua missão e metas devem ser clarificados e especificamente definidos para que todos os participantes os compreendam e saibam orientar as suas ações.
“Ninguém começa um negócio ou cria um produto ou serviço pensando que no futuro ele vai se tornar obsoleto, mas isso acontece com mais frequência do que se imagina. A melhoria contínua aplicada aos processos e produtos é a solução para a estagnação